mania nacional

Hoje teve jogo do Brasil.

Essa frase poderia ser perfeitamente   ambígua. Jogo de que, afinal? Mas por alguma razão, ela é perfeitamente clara. Jogo do Brasil,  simplesmente. Fica subentendido que se trata de futebol. Ou não.

O que eu quero dizer é que, o estereótipo do brasileiro que samba, joga futebol, adora o Ronaldo e anda pelado já está tão enraizado em nós mesmos, que nem nos damos conta.  Se hoje tem jogo na hora da aula, todo mundo reclama com a diretora pra sair mais cedo, os gerentes de banco ficam conectados nos sites de esporte que transmitem em tempo real o jogo, enfim,todos nós estamos, direta ou indiretamente, ligados a essa mania nacional.

Não que eu não goste de futebol, porque eu adoro. Só acho que isso não é tudo. Não é porque ganhamos mais copas que a Argentina que eles são pessoas ruins, e não é porque Maradona era chegado num baseado que todos os argentinos são. Não é porque meu vizinho é vascaino e eu torço pro Flamengo que eu vou começar a odiá-lo.  O futebol não é a  melhor coisa do Brasil, mas infelizmente parece ser a única lembrada e valorizada.
Você sabia que se juntarmos a Amazônia brasileira, os restos de Mata Atlântica e o Cerrado, teremos a melhor e maior diversidade biológica do planeta? Você sabia que o Parque Nacional da Serra da Capivara é o sítio arqueológico mais importante do país no ponto de vista da Teoria Pré-Clóvis?

Essas e muitas outras informações nunca são divulgadas porque estamos todos presos a uma visão estereotipada de Brasil. Então se alguem perguntar pra você por que voce ama o Brasil, por favor, não diga que é porque somos ótimos no futebol. Obrigada.

Anúncios

2 pensamentos sobre “mania nacional

  1. que mané mata atlântica, QUE VENHAM OS ITALIANOS \o/

    UAIHSHAIHSUHA ZUUEERA JAANA! Não resisti né ; Olha vc talvez não esteja reconhecendo, mas eu sou a Deka da Equipe Flyers ; HAHA adorei o blog meninë e adorei ver o seu ponto de vista, mesmo sendo totalmente o contrário de mim. Sou fanática por futebol e não perco um jogo da selção… INCLUINDO O VOLÊI ; mas enfim, interessante ver que temos uma flyer não alienada que nem eu na equipe ; HAHA
    beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s